Boris Kossoy

Boris Kossoy, fotógrafo, teórico e historiador da fotografia inclui em sua formação os títulos de arquiteto, pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutor, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, livre-docente e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Ao longo de sua carreira acadêmica a fotografia tem sido o centro de suas investigações em diferentes vertentes: teoria, história e poética.

Alguns de seus livros nessas áreas se tornaram obras de referência como Hercule Florence, a descoberta isolada da fotografia no Brasil, obra que mereceu edições no México, Espanha, Alemanha, França, Estados Unidos.

É autor também de Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica; Lo Efímero y lo Perpetuo en la Imagen fotográfica; Viagem pelo Fantástico, entre outros livros.

A trajetória do acadêmico caminhou paralelamente à uma longa carreira como fotógrafo: trabalhos de sua autoria integram as coleções permanentes do Museum of Modern Art (NY), Metropolitan Museum of Art (NY), Bibliothèque Nationale (França), Centro de la Imagen (México DF), Museu de Arte de São Paulo, além de outras.

Em 1984 Kossoy recebeu a condecoração Chevalier de l' Ordre des Arts et des Lettres do Ministério da Cultura da França, pelo conjunto de sua obra.

Organização

Agradecimentos